LE SHIATSU
L’énergétique chinoise repose sur une médecine vieille de plus de 5000 ans. Les chinois ont découvert tout un réseau de méridiens ou de « canaux d’énergie » parcourant notre corps et dont l’accès se fait par les « tsubos » que l’on connaît plus sous le terme de « points d’acupuncture ». En shiatsu on les stimule grâce à des pressions des doigts et non par des aiguilles. Les méridiens sont reliés à nos organes, ils sont "l'énergie" de nos organes et de toutes nos fonctions organiques.
La stagnation du KI ou énergie vitale dans certaines zones de notre corps produit des blocages, entraînant à leur tour des vides d’énergie dans d’autres zones, ces déséquilibres provoquent des troubles de différentes natures, allant des troubles digestifs, douleurs musculaires, troubles du sommeil à tous les problèmes que l'on peut rencontrer avant que cela ne devienne une maladie.
Dans ce sens, le shiatsu a un rôle préventif très important. En effet, les déséquilibres apparaissent bien avant que la maladie ne s'installe et en rééquilibrant le flux d'énergie, il est possible de les prévenir.
La praticienne shiatsu va définir l’origine du trouble par un triple diagnostic et, à travers un toucher précis des tsubos et des méridiens, apporter un rééquilibrage de la circulation de l’énergie dans le corps du patient. Ce rééquilibrage va permettre aux perturbations de se résorber, à l'énergie de circuler plus librement et à la personne de se sentir plus libre dans son corps et plus forte.
Son potentiel d’auto-guérison va alors pouvoir se mettre en oeuvre et permettre à l'énergie de s'auto-réguler naturellement.
shiatsu, para quem?
Atletas
O shiatsu trabalha na circulação sanguínea e na energia de cada articulação, o que permite prevenir riscos de lesões e aumentar o desempenho. Além disso, ele ajuda a melhorar a flexibilidade articular através de alongamentos. O shiatsu também é útil para gerenciar o estresse: se sentir relaxado e desestressado psicologicamente facilita a abordagem mental de uma competição esportiva. Finalmente, em termos de tratamento, o shiatsu favorece a eliminação de toxinas, a regeneração muscular e melhora a flexibilidade articular, além de uma boa recuperação após esforço físico.
bebês
Com o bebê, é possível intervenir desde os primeiros dias. O shiatsu pode aliviar problemas tão variados quanto comuns, como cólicas e regurgitações, eczema, bronquites, resfriados e otites recorrentes, choro no final do dia, problemas do sono, agitação, regulando o sistema nervoso, emocional, endócrino e fortalecendo o sistema imunológico. O recém-nascido está em plena descoberta das sensações físicas dolorosas que sente em seu corpo sem poder gerenciá-las. O shiatsu estabelecerá uma confiança entre ele e seu corpo, permitindo que ele se relaxe profundamente para ter as capacidades de lidar com todas essas novas sensações diante das quais seu corpo se protege.
mulheres grávidas
É uma chance poder ser acompanhada durante a gravidez por shiatsu regulares. Pernas pesadas, dor nas costas, estresse, dores musculares ou articulares, pequenos problemas intestinais, o shiatsu atua em muitas desconfortos. As futuras mães podem até praticá-lo antes da concepção para parar de fumar ou diminuir as tensões emocionais. O shiatsu, além de aliviar significativamente as dores nas costas durante a gravidez, também prepara para o parto, relaxando e alongando a área do quadril e sacro. Além disso, permite que as futuras mães se aproximem emocionalmente de seus bebês e se sintam confiantes.
Crianças e Adolescentes
O shiatsu irá acalmar e centrar as crianças nervosas ou hiperativas, reduzir o estresse ou a ansiedade, melhorar o sono e a concentração. O shiatsu também ajuda a segurança adolescentes tímidos ou ansiosos, em busca de identidade ou de referências, com uma melhor consciência de seu corpo em plena transformação. Ele também favorece a abertura e a comunicação consigo mesmo e com o ambiente. Na frente dos ecrãs, as crianças e jovens estão frequentemente em modo "tudo cerebral", suas energias são então solicitadas demais para o topo do corpo. O shiatsu ajuda a trazer a energia de volta para o centro, o "hara" e acalmar a mente.
Adultos
Quando uma pessoa recebe shiatsu pela primeira vez, no final da sessão, ela tem um olhar surpreso e sereno e muitas vezes me diz: "Eu tenho a sensação de ter feito uma viagem pelo meu corpo e de ter descoberto um novo território" e também "Eu não sabia que tinha tensões aqui!" De fato, o shiatsu nos permite descobrir um mundo que geralmente ignoramos: nosso potencial energético. Ele também nos faz tomar consciência de áreas de tensão ignoradas, pois elas são tão antigas que parecem "normais". O shiatsu vai nos permitir liberar essas tensões acumuladas ao longo dos anos e ter acesso ao nosso pleno potencial energético.
Idosos
Se os idosos fazem parte de uma geração que não está acostumada com terapias manuais, é hora de descobrir a suavidade de um toque que traz calor, conforto e alívio. Ele alivia dores causadas pela idade, favorece as funções fisiológicas e mantém ou reativa a mente. Ele refresca o corpo, torna-o mais flexível e estimula o desejo de descobrir e a alegria de viver. Em termos articulares, se o shiatsu não pode fazer regredir a artrose, ele pode impedir sua progressão e aliviar significativamente