top of page

 SHIATSU

Chinese energy medicine is based on a medicine that is more than 5000 years old. The Chinese discovered a network of meridians or "energy channels" running through our body and which can be accessed through the "tsubos" that are more commonly known as "acupuncture points." In shiatsu, we stimulate them through finger pressure rather than needles. The meridians are connected to our organs; they are the "energy" of our organs and all our organic functions.

The stagnation of KI or vital energy in certain areas of our body produces blockages, which in turn lead to energy gaps in other areas. These imbalances cause problems of different kinds, from digestive problems, muscle pain, sleep disorders to all the problems that can be encountered before they become a disease.

In this sense, shiatsu plays a very important preventive role. Indeed, imbalances appear well before the disease sets in, and by re-balancing the energy flow, it is possible to prevent them.

The shiatsu practitioner will determine the origin of the problem through a triple diagnosis and, through precise touch of the tsubos and meridians, bring about a re-balancing of energy flow in the patient's body. This re-balancing will allow the disturbances to dissipate, the energy to flow more freely, and the person to feel more free in their body and stronger.

Their self-healing potential will then be able to be put into action and allow the energy to self-regulate naturally.

https:///www.méridiens.du.shiatsu/com

shiatsu, para quem?

Sportifs

Atletas

O shiatsu trabalha na circulação sanguínea e na energia de cada articulação, o que permite prevenir riscos de lesões e aumentar o desempenho. Além disso, ele ajuda a melhorar a flexibilidade articular através de alongamentos. O shiatsu também é útil para gerenciar o estresse: se sentir relaxado e desestressado psicologicamente facilita a abordagem mental de uma competição esportiva. Finalmente, em termos de tratamento, o shiatsu favorece a eliminação de toxinas, a regeneração muscular e melhora a flexibilidade articular, além de uma boa recuperação após esforço físico.

Nourissons

bebês

Com o bebê, é possível intervenir desde os primeiros dias. O shiatsu pode aliviar problemas tão variados quanto comuns, como cólicas e regurgitações, eczema, bronquites, resfriados e otites recorrentes, choro no final do dia, problemas do sono, agitação, regulando o sistema nervoso, emocional, endócrino e fortalecendo o sistema imunológico. O recém-nascido está em plena descoberta das sensações físicas dolorosas que sente em seu corpo sem poder gerenciá-las. O shiatsu estabelecerá uma confiança entre ele e seu corpo, permitindo que ele se relaxe profundamente para ter as capacidades de lidar com todas essas novas sensações diante das quais seu corpo se protege.

Femmes enceintes

mulheres grávidas

É uma chance poder ser acompanhada durante a gravidez por shiatsu regulares. Pernas pesadas, dor nas costas, estresse, dores musculares ou articulares, pequenos problemas intestinais, o shiatsu atua em muitas desconfortos. As futuras mães podem até praticá-lo antes da concepção para parar de fumar ou diminuir as tensões emocionais. O shiatsu, além de aliviar significativamente as dores nas costas durante a gravidez, também prepara para o parto, relaxando e alongando a área do quadril e sacro. Além disso, permite que as futuras mães se aproximem emocionalmente de seus bebês e se sintam confiantes.

Adolescents

Crianças e Adolescentes

O shiatsu irá acalmar e centrar as crianças nervosas ou hiperativas, reduzir o estresse ou a ansiedade, melhorar o sono e a concentração. O shiatsu também ajuda a segurança adolescentes tímidos ou ansiosos, em busca de identidade ou de referências, com uma melhor consciência de seu corpo em plena transformação. Ele também favorece a abertura e a comunicação consigo mesmo e com o ambiente. Na frente dos ecrãs, as crianças e jovens estão frequentemente em modo "tudo cerebral", suas energias são então solicitadas demais para o topo do corpo. O shiatsu ajuda a trazer a energia de volta para o centro, o "hara" e acalmar a mente.

Adultes

Adultos

Quando uma pessoa recebe shiatsu pela primeira vez, no final da sessão, ela tem um olhar surpreso e sereno e muitas vezes me diz: "Eu tenho a sensação de ter feito uma viagem pelo meu corpo e de ter descoberto um novo território" e também "Eu não sabia que tinha tensões aqui!" De fato, o shiatsu nos permite descobrir um mundo que geralmente ignoramos: nosso potencial energético. Ele também nos faz tomar consciência de áreas de tensão ignoradas, pois elas são tão antigas que parecem "normais". O shiatsu vai nos permitir liberar essas tensões acumuladas ao longo dos anos e ter acesso ao nosso pleno potencial energético.

Seniors

Idosos

Se os idosos fazem parte de uma geração que não está acostumada com terapias manuais, é hora de descobrir a suavidade de um toque que traz calor, conforto e alívio. Ele alivia dores causadas pela idade, favorece as funções fisiológicas e mantém ou reativa a mente. Ele refresca o corpo, torna-o mais flexível e estimula o desejo de descobrir e a alegria de viver. Em termos articulares, se o shiatsu não pode fazer regredir a artrose, ele pode impedir sua progressão e aliviar significativamente

bottom of page